História


Cronologia

1863 - Friedrich Bayer e Friedrich Weskott fundam, a 1 de Agosto, em Barmen-Ritterhausen, na margem do rio Wupper, a sociedade Fried. Bayer & Co. e dão início à produção de corantes de anilina.


1881 - A firma é convertida numa sociedade anónima - Farbenfabriken vorm. Friedr. Bayer & Co., com o capital social de 5,4 milhões de marcos.


1884 - Primeiros contactos entre a Bayer da Alemanha e Portugal.


1892 - A 9 de Fevereiro, é registada a patente do Antinonnin, o primeiro insecticida da Bayer, destinado a combater a limantria, uma das pragas mais temíveis da floresta.


1895 - É adoptada para a marca da fábrica a figura do leão alado com o globo terrestre e o bastão de mercúrio.


1897 - É lançado no mercado o Alinit, adubo bacteriológico que permite um melhor desenvolvimen-to das plantas, mediante um melhor aproveitamento de azoto.


1904 - A Cruz Bayer é registada, na Alemanha.


1909 - Representante da Bayer da Alemanha estabelece-se em Portugal.


1911 - A Bayer inicia a pesquisa fitossanitária sistemática.


1914 - Uspulun, desinfectante de sementes, é o primeiro produto a ser lançado no mercado


1916 - É criado o departamento para o controlo científico de pragas que, no ano seguinte, deu origem ao departamento para a protecção das plantas e luta contra os parasitas.


1919 - São lançados no mercado os primeiros anti-afídeos, Certan e Venetan.


1920 - Os departamentos anteriores deram origem à Divisão de Agricultura. Igualmente, este ano, foi posto à disposição dos agricultores o Solbar, um derivado de enxofre, destinado a combater as doenças provocadas por fungos.


1921 - É inaugurado, em Munique, o primeiro centro de consulta fitossanitária da Bayer.


1922 - Publica-se, pela primeira vez, a revista "Die Nachrichten aus der Landwirtschaftsabteilung", percursora da revista "Höfchen Briefe" e da actual "Pflanzenschutznachrichten Bayer", onde são publicados trabalhos de investigação de mais de mil cientistas.


1923 - São registadas as patentes dos compostos à base de tálio para o controlo de roedores. Posteriormente, é lançada no mercado a marca Zelio.


1924 - A Bayer funda o Instituto Biológico, em Leverkusen, percursor do actual Centro Fitossanitáro de Monheim.


1925 - Foi criado, em Portugal, o primeiro representante na área da Protecção das Plantas.


1927 - É centralizada, em Leverkusen, a venda dos produtos fitosanitários da I.G. Farben, consórcio constituído pelas três grandes empresas químicas alemãs - Basf, Hoechst e Bayer.


1929 - Aparece no mercado o desinfectante de sementes Ceresan. Apesar de ter um conteúdo relativamente baixo de mercúrio, tem uma acção superior aos demais compostos mercúricos, utilizados até esta altura.


1940 - No dia 1 de Setembro, é adquirida em Burscheld (Leverkusen) a quinta experimental "Höfchen", com uma superfície de 18 hectares, onde é criada a primeira estação de ensaios do mundo, destinada, exclusivamente, aos produtos fitossanitários. Actualmente, a superfície desta propriedade é de 110 hectares.


1941 - Foi criada no Japão, a estação de ensaios "Japan-Höfchen".


1947 - Em Eberfeld, começa a ser produzida uma nova geração de produtos fitissanitários - os organofosforados -, dos quais o mais importante é o E605.


1951 - É lançado no mercado o Systox, o primeiro produto fitossanitário, a nível mundial, com acção sistémica.


1952 - É criado um laboratório químico de produtos fitossanitários, em Wuppertal-Elberfeld.


1953 - Nasceu no Porto uma representante da Bayer com departamentos especializados em Produtos Químicos, Fibras, Anilinas e Produtos para a Agricultura, com a designação de "Quimicor".


1954 - A Bayer adquire, nos Estados Unidos da América, 33,3% das acções da empresa Chemagro Corporation, que se dedica ao fabrico e venda de produtos fitossanitários. É, então, implantada uma estação experimental em Vero Beach, Florida, destinada a testar os produtos fitossanitários em culturas tropicais e subtropicais.


1956 - É criado um departamento próprio para a venda dos produtos fitossanitários. Até esta data, eram vendidos pela Divisão Farmacêutica.


1957 - No Japão, é erguido um monumento ao insecticida E 605, depois de ele ter salvo várias colheitas de arroz.


1958 - Estabelece-se uma ponte aérea com a África do Sul, com a finalidade de proteger a colheita de cereais dos ataques dos afídeos, utilizando Metasystox. É lançado o insecticida Lebaycid.


1959 - É introduzido no mercado outro insecticida da Bayer, o Baytex.


1961 - O Nemacur demonstra a sua eficácia contra nemátodos, em ensaios levados a cabo na Alemanha, Itália, França, Estados Unidos e Perú.


1962 - A Bayer compra a quinta Laacherhof, perto de Monheim, destinada a ensaios de produtos fitossanitários. É registado um novo anti-oídio com acção acaricida - o Morestan.


1963 - Ao finalizar os primeiros 100 anos de existência, a Bayer tem 439 agências em 152 países, cerca de 8.500 produtos, mais de 40.000 patentes e 2.000 marcas registadas na Alemanha e noutros países.


1964 - A substância activa Propoxur foi registada, adoptando a designação comercial de Baygon. No ano seguinte, com o mesmo nome, foi lançado no mercado o primeiro insecticida, com um largo expectro de acção contra os parasitas domésticos. Ainda este ano, a Bayer cria em Kaha, próximo do Cairo, uma nova estação experimental.


1968 - Foi inaugurada, no Cacém, a unidade de produção e embalamento de produtos para a agricultura.


1967 - A Quimicor passou a denominar-se Bayer Portugal, s.a.r.l.


1968 - É lançado o herbicida Tribunil.


1971 - Nos Estados Unidos é lançado um herbicida, destinado a proteger a soja e a batata contra as ervas infestantes - o Sencor. Este herbicida tornou-se o produto mais vendido da Bayer.


1976 - Lançamento do fungicida sistémico Bayleton para combater doenças causadas por fungos, principalmente em cereais, legumes, café e frutos. Salva a colheita de cereais no México e Colombia. Nos anos seguintes repete a sua acção no Brasil, Austrália e Nova Zelândia.


1977 - Goltix, um herbicida selectivo, é utilizado, com êxito, no cultivo da beterraba.


1979 - A 28 de Setembro, dá-se início à construção do Centro Fitossanitário da Bayer em Monheim, que irá ser considerado o maior centro de pesquisa do mundo nos sectores da fitossanidade e da medicina veterinária.


1980 - Foi lançado no mercado o fungicida Milraz, à base de cimoxanil e propinebe - duas substâncias activas de acção complementar -, para o controle do míldio da videira, batateira e tomateiro, constituindo um marco incontornável na protecção das plantas, em Portugal. Nos anos subsequentes, a família Milraz cresceria com a introdução do Milraz Duplo, Milraz Cobre, Milraz Super e Milraz Combi.


1982 - A Bayer lança o Baycor, destinado a combater doenças em fruteiras, hortícolas e plantas ornamentais.


1984 - Os investigadores da Bayer conseguem sintetizar compostos de natureza similar ao "piretro", uma substância de origem vegetal com propriedades insecticidas. São comercializados dois piretróides sintéticos, sendo um para utilização agrícola, Baythroid.


1987 - O desinfectante de sementes Baytan conquista a medalha de ouro na Feira de Outono de Leipzig.1988 Pela primeira vez é aplicado o fungicida universal Folicur, tendo-se obtido bastante sucesso. Conclui-se a construção do Centro Fitossanitário de Monheim.


1989 -A Bayer Japan inaugura o Yuki Research Center, destinado à pesquisa fitossanitária, em Yuki City, a norte de Tóquio.


1990 - Os cientistas da Bayer são os primeiros investigadores a conseguir "transplantar", de uma planta para outra, um gene resistente a doenças.


1991 - Em França é registado o Gaucho. Trata-de de um insecticida, pertencente a uma nova geração de produtos fitossanitários, considerado pelos especialistas como o insecticida dos anos 90. Em Portugal, a sede da Bayer Portugal S.A. foi transferida de Lisboa para um edifício próprio em Carnaxide.


1992 - A Protecção das Plantas da Bayer comemora o seu 100º aniversário. É homologado, em Portugal, o novo fungicida anti-oídio sistémico Horizon.


1994 - Foi lançado no mercado o insecticida Confidor (imidaclopride), pertencente a uma nova família química - cloronicotinilo -, com modo de acção inovador, diferente dos insecticidas tradicionais. É aplicado para combater diversas pragas como afídeos, escaravelho da batateira, moscas brancas e lagartas mineiras em diversas culturas.


1997 - O novo fungicida, cuja substância activa é spiroxamina, é utilizado, pela primeira vez, a nível europeu, na cultura dos cereais (Impulse) e na viticultura (Prosper).


2000 - Foi criada uma joint-venture, entre a Bayer e a Hoechst, no âmbito das suas actividades texteis. A Bayer aventura-se no mundo comercial através da Internet, estabelecendo os seus próprios mercados assim como utilizando o e-commerce.


2001 - Foram introduzidos no mercado os fungicidas Prosper , anti-oídio da videira, e Teldor, anti-botrytis em videira, tomateiro e morangueiro. A Bayer Protecção das Plantas lança o "Grande Prémio Auxiliares Bayer", cujo objectivo é premiar trabalhos de investigação e desenvolvimento na área da Protecção Integrada pelos técnicos das associações de Protecção Integrada.


2002 - A Bayer Protecção das Plantas adquire a Aventis CropScience por 7.250 milhões de Euros, nascendo a Bayer CropScience um novo líder mundial na Proteção das Plantas, Biotecnologia e Ciências do Ambiente.


2003 - Lançamento da Bayer CropScience em Portugal, empresa líder na oferta de soluções na área da Protecção das Plantas, com o lema "Parceiros no desenvolvimento.


2004 - A Bayer CS lança 5 novas soluções fungicidas, Melody Combi e Euparene Multi, o insecticida Calypso e os herbicidas Artist e Guru. Lançamento da Academia Bayer CS, com o lema "Aprender com os melhores".


2005 - A campanha Melody Combi: ao ritmo da sua vinha, desenvolvida pela Bayer CS Portugal, ganha o "Prémio Bayer Excelência de Comunicação", entre mais de 800 campanhas a concurso provenientes de mais de 120 países onde a Bayer CS se encontra presente.


2006 - A empresa lança as Extranet(s) Distribuidores e Bayvitis e o primeiro clube Bayer , destinado a vitivinicultores o Clube Bayvitis, que oferece um conjunto alargado de serviços, suportes e um programa de incentivo. Lançamento do insecticida Confidor O-TEQ e dos herbicidas Betanal Expert, Nominee e Atlantis.


2007 - Lançamento da I Edição da Academia Distribuição Bayer CS, com o lema "Aprender com os melhores" . Lançamento do acaricida Envidor, dos fungicidas Melody Super e Monceren do herbicida Option.


2008 - Dois novos clubes são lançados. O Clube Bayfruta destinado aos fruticultores e o Clube Fidélis Plus destinado aos revendedores. Lançamento do herbicida Aspect e do insecticida Poncho.


2009 - Renovação do site da empresa na internet com dois novos suportes inovadores o Bayer Meteo e o Bayer agro.TV. Lançamento do herbicida Laudis, dos insecticidas Alsystin Max e Decis Expert e do fungicida Melody Cobre. Novo projecto formativo destinado ao sector da revenda: Formação Fidélis Plus.


2010 - Bayer comemora 100 anos de presença em Portugal. Lançamento de quatro novas soluções fitossanitárias, os fungicidas Profiler, Volare e Flint Plus e o herbicida Totril e do Manual Bayvitis: A Fitossanidade da videira".2011Os negócios da empresa em Portugal e Espanha passam a operar de forma coordenada e segundo um conceito Ibérico, nasce a nova Bayer Cropscience Ibéria.


2012 - Bayer CropScience anunciou a aquisição da empresa AgraQuest, Inc., fornecedor global de soluções inovadoras para o controlo biológico de pragas.


2013 - Bayer CropScience adquire Prophyta GmbH uma empresa líder na produção de produtos fitofarmacêuticos microbianos.Lançamento do Manual Bayfruta: a Fitossanidade das Pomóideas.


2014 - Lançamento em Portugal dos herbicidas: Adengo, Sekator, Buctril Universal e Sencor liquid; dos insecticidas Movento, Proteus, Mesurol 200 SC, da inovadora armadilha Decis Trap; os fungicidas da família Luna, Prosaro e Previcur energy, do novo nematodicida biológico Flocter e da inovadora APP: Vitiplan.


2015 - A Bayer Cropscience Ibéria/Portugal lança um novo clube destinado aos distribuidores da empresa, o clube Parceiros Plus. Lançamento pelo Clube Bayvitis do Manual de Sistemas de Condução da Vinha


2016 - Lançamento em Portugal do insecticida Movento Gold e dos herbicidas Monsoon active e Musketeer

Pesquisa

Recomendação Online

Seleccione uma Cultura

Seleccione um Problema

Seleccione um Produto

BayProtege

Parceiros

ENTRAR

AgroTV

Bayer agro.TV

28/06/2017: EasyFlow PT
ver video

Distribuidores

Pesquise por localidade ou código postal:

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter digital Bayer agro.TV:
ok
topoTop
© 2009 Bayer CropScience Portugal